quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fotografia: Como escolher um bom profissional

Olá meninas, como vocês estão? Eu estou ótima graças a Deus!
Bom, o post de hoje é a pedidos de uma das nossas queridas leitoras, a Silvana Sá do Rio de Janeiro.
A dúvida dela também é a dúvida de muitas outras noivas, na verdade ela fez algumas perguntas e hoje respondo algumas delas.

Quando começamos a contratar os fornecedores para o nosso casamento, devemos dar a devida atenção para todos eles, mas a fotografia ganha 1 pontinho a mais no quesito importância. Digo isso porque na minha opinião, apesar de tudo ter que estar perfeito, a fotografia irá permanecer e ficar como a lembrança daquele dia tão especial.
Então você não vai querer uma foto desfocada, escura, cortada, certo?
Por isso o cuidado deve ser redobrado na hora da contratação desse profissional, isso mesmo, profissional, não se engane com alguém que não tem experiência e acha que é só pegar uma câmera e pronto.




FOTOGRAFIA

São várias dicas e perguntas para que você consiga analisar e comparar a qualidade e o profissionalismo dos fornecedores que você irá orçar.
Vamos começar?

Conheça pessoalmente: Nada de fechar um contrato sem conhecer o profissional pessoalmente. Em uma simples conversa que ele terá com vocês para apresentar o trabalho dele, vocês conseguirão sentir como ele é, se é simpático, grosso, bem-humorado, é verdade que o que importará mesmo é o serviço de fotografia que ele irá fazer, mas seria bom se ele fosse alguém que conseguisse trabalhar em equipe, para não ter problemas com os outros profissionais envolvidos neste casamento.

Conheça bem o trabalho do fotógrafo: Se a empresa possui um site, acesse e dê uma olhada em vários casamentos que ele já fotografou, faça isso também nas redes sociais, e peça para ver alguns álbuns produzidos por eles pessoalmente. Não faça a sua escolha baseada em 2 fotos incríveis que você viu que foram tiradas por ele, pois as outras 100 podem ter sido um desastre.

Conheça o estilo de fotografia feito por ele: Existem dois tipos de fotografia, o tradicional e o fotojornalismo. As fotos posadas são chamadas de fotos tradicionais (Aquelas onde a família se junta e tira uma foto, parados, olhando para a câmera), já no estilo fotojornalismo as fotos capturam diversos momentos com espontaneidade, fotos de pessoas dançando, rindo, chorando, surpresas, nervosas, e por ai vai. Hoje em dia, o estilo que vem sendo mais utilizado é a mistura dos dois, pois é, que tal misturar o útil ao agradável? Você adoraria guardar uma lembrança sua com seus pais no seu casamento, mas talvez eles não estarão dançando com você lá na pista e não apareceram na foto interagindo com você, então entra o estilo tradicional de fotografia. Junte seus familiares e tire fotos posadas. Mas você quer algo mais natural e espontâneo também? Então bora para o fotojornalismo. Por isso o ideal é contratar um profissional que trabalhe bem com os dois estilos de fotografia.

Preste atenção no contrato: Sempre leiam o contrato, sempre. Fique ciente do que está incluso no valor que foi citado pelo fotógrafo. Quanto tempo ele ficará disponível para tirar as fotos? (Que horas irá chegar e se ficará até o final da festa ou durante X horas), será ele mesmo que irá tirar as fotos? (Estúdios maiores possuem mais de um fotógrafo, e por realizarem vários casamentos no mesmo dia, acabam distribuindo os fotógrafos e pode acontecer de você ficar com um que não tenha tanta habilidade quanto o fotógrafo contratado (Possível dono do estúdio, que tirou as tantas fotos lindas que você viu e contratou por este motivo), as fotos da e-session estão inclusas no valor total? Elas são feitas em estúdio ou podemos fazer ao ar livre? O álbum também entra nesse valor? E as fotos do making of (Noiva se arrumando)? Será só você, ou terá um assistente? Em quanto tempo teremos disponíveis as fotos do nosso casamento? Quais as condições de pagamento?
Essas perguntas são indispensáveis, e não tenha vergonha de perguntar. Todas as dúvidas devem ser tiradas antes da contratação e assinatura do contrato.

Busque indicações: Nada melhor do que se informar com quem já contratou o profissional para saber como ele se comportou e se o resultado foi o esperado.

Faça uma busca na internet: É rapidinho, digite o nome do profissional e veja aonde ele está sendo citado, se não encontrar nada além do site e participação em redes sociais pode ficar tranquilo. Geralmente empresas que agem de má índole acabam aparecendo em lugares como "Reclame aqui".

Bom, ficando atento a estas dicas e tirando todas as dúvidas que você tiver quanto ao serviço do profissional, não vejo erro na hora da contratação.
Espero que tenha ajudado e tirado algumas dúvidas mais frequentes que vocês tenham noivinhas.

Um grande beijo e até mais!

12 comentários:

  1. Excelente post...feche meu contrato de foto neste mes e fiz tudo isto aí...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nise, que bom que já fechou o seu contrato.

      Beijos
      Ana Cruz

      Excluir
  2. Oi linda... Ameiiii o seu blog, ótimas dicas... O fotógrafo é muito importante, afinal o que sobra depois da festa são as lembranças e as fotos né? Tem que ser perfeitas!
    Já to te seguindo pra ficar de olho nas novidades!

    Passa no meu blog pra conhecer e segue se gostar!
    Beijos,
    http://casamento-marcado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Ana! Muito obrigada!!! Agora estou me voltanto com todas essas preocupações aí citadas para vídeo, já que a equipe que escolhi só trabalha com fotografia. E aí mais dúvidas: com o que devemos nos preocupar quando são equipes diferentes de foto e filmagem? rsrsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De mada Silvana.
      Ok, assim que puder faço um post referente a filmagem então. rs

      Beijos
      Ana Cruz

      Excluir
  4. concordo muito com vc!
    quando eu fui contratar meu fotógrafo, gastei dinheiro além do que pretendia, mas tenho certeza que valerá cada centavo, pq ele materializa esse momento do casamento de uma forma incrível, e eu odiaria pegar meu álbum de casamento e ver fotos que poderiam ser melhores.
    Acho super importante e vale a pena investir mais!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, também acho importantíssimo contratar um bom fotógrafo Dani!
      E o investimento vale mesmo a pena, nada como deixar registrado esse momento de uma forma bonita.

      Beijos
      Ana Cruz

      Excluir
  5. Concordo com vc e adorei as dicas, eu estou bem na fase de buscas de foto e video!
    Ah, tem sorteio no blog, corre lá e participe: http://casamentoemsp.blogspot.com.br/2013/04/1o-sorteio-do-blog-em-parceria-com.html
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Fotografia é super importante mesmo, já vi cada uma pior q a outra
    Beijos,

    Amanda
    www.holybride.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nem todos tem talento para isso né Amanda, por isso tem que ficar bem atento mesmo.

      Beijos
      Ana Cruz

      Excluir

Adoramos quando você participa. Obrigado pelo carinho!