quarta-feira, 10 de abril de 2013

{Dicas do Facebook} Criando um grupo para o seu casamento

Hoje eu tenho uma dica para os noivos que tem seus convidados bem presentes no face.
Antes de me casar, resolvi criar uma página para o meu casamento, a página foi uma boa ideia mas poderia ter sido melhor! Já explico.

Eu queria criar um espaço onde nós noivos pudéssemos interagir com os convidados, passar informações sobre o casório e tirar as possíveis dúvidas.
Ela também serviu para atualizar os convidados a respeito dos preparativos e passar algumas informações como o nosso site.

Mas voltando ao "poderia ter sido melhor", se você quer criar esse espaço eu sugiro que crie ao invés de uma página like me crie um grupo fechado.
Fiz alguns prints com o passo a passo de como criar esse grupo, e o que você pode usar nele que podem te ajudar no casamento, confiram:

1º Passo: No canto esquerdo da sua página inicial, procure por "Criar Grupo...".


2º Passo: Aparecerá uma janela pedindo as primeiras informações sobre o grupo que você irá criar.
Preencha escolhendo o nome do grupo (Ex: Casamento Junior e Ana), adicionando alguns ou todos os convidados que possuem facebook no campo Membros, e depois escolha qual o tipo de privacidade que você quer ter quanto ao grupo a ser criado.

- Aberto: Qualquer pessoa pode ver o grupo, quem está nele e o que é publicado.
- Fechado: Qualquer pessoa pode ver o grupo e quem está nele, mas apenas os membros podem ver o que está sendo publicado.
- Secreto: Somente membros podem ver o grupo, quem está nele e o que é publicado. Alguém só poderá participar do grupo se convidado por alguém já participante dele.

Minha sugestão: Eu escolheria o grupo Secreto se fosse criar o grupo hoje. Acho que por ser secreto, talvez não crie intrigas ou mágoa para aqueles que não foram convidados, pois eles nem saberão da existência do grupo (a não ser é claro que algum membro fale a respeito). Se você cria um grupo aberto onde todos podem ver o seu grupo, algumas pessoas podem ficar chateadas por não terem sido convidadas para o casamento logo na criação do grupo, pois não receberão o convite para o grupo também.
Mas analisem qual a melhor escolha no caso de vocês.


3º Passo: Abrirá outro campo onde você deverá escolher um ícone (imagem) para aparecer ao lado do nome do seu grupo.

4º Passo: Pronto, o grupo está criado!
Agora você pode começar a utilizar ele em favor do seu casamento. Começando com o convite para os convidados (Se você ainda não convidou todos lá no 1º Passo). No lado direito do seu grupo, aparecerão algumas sugestões de amigos que você pode convidar, é bem simples, apenas procure os nomes e clique em Adicionar.



5º Passo: Você pode mudar um pouquinho a imagem do seu grupo, deixar com a carinha dos noivos. Para isso você apenas deve adicionar uma capa no grupo, assim como no perfil, você deve ir na parte de cima da página (no grupo é onde aparecerão as fotos dos membros) e clicar em um ícone que aparecerá, em seguida clique em Enviar foto, escolha a foto e pronto.
Já ficou mais bonitinho não?

6º Passo: Você terá um espaço em Sobre para falar um pouco sobre o grupo, por que vocês criaram ou um pouquinho da história do casal.




7º Passo: Comece a postar. Um grupo funciona da mesma forma que o seu perfil pessoal, você e os membros terão uma timeline para enviarem textos, imagens e vídeos. 
Você pode começar a compartilhar com os convidados como andam os preparativos para o grande dia. (Ex: Hoje fomos fazer a prova do nosso bolo, vocês vão amar, é uma delícia!).

8º Passo: Envie fotos e vídeos do casal. Aproveite para compartilhar com os convidados alguns dos momentos da história do casal colocando algumas fotos e vídeos para eles verem e curtirem.



9º Passo: RSVP (Confirmação de Presença) - No grupo existem duas formas de se fazer uma confirmação de presença para o seu casamento. A primeira é feita através de uma enquete, no campo Perguntar.

Você clica em Perguntar, escreve uma pergunta que no caso da confirmação de presença deve ser algo do tipo "Podemos confirmar sua presença em nosso casamento?" / "Você irá ao casamento de Ana e Junior?", e depois clica em adicionar opções da enquete para escrever as respostas que eles poderão escolher, o ideal é colocar apenas Sim e Não, para ter um resultado mais preciso (que não teria caso colocasse também a opção "Talvez" ou "Ainda não sei").
Você conseguirá ver o resultado da enquete e saber quem assinalou o sim e quem assinalou o não, assim você consegue ter um controle dos convidados confirmados. (Lembrando que não há garantia já que o convidado pode dizer que vai e no dia você verá que ele não apareceu, como infelizmente acontece.)


A outra opção que para mim é melhor e mais profissional seria a de criar um Evento dentro do seu grupo.
No menu Eventos, clique em + Criar evento, a seguir abrirá um campo onde você digitará as informações do evento que você está promovendo, no caso, o seu casamento. (Mas você pode usar também para um chá de panela).

Preencha o campo com as informações que estão pedindo, Nome do evento (Ex: Casamento Junior e Ana), Detalhes (Restaurante, rua, nº), Onde (Cidade do evento), Quando (Data e horário do evento), e deixe selecionado o campo Convidar todos os membros, pois apenas quem será convidado para o seu casamento é que estará adicionado nesse grupo, então envie o convite (RSVP) para todos do grupo.  
Assim como na primeira opção, você também conseguirá ver a resposta dos seus convidados.
(Lembrando novamente que não há garantia já que o convidado pode dizer que vai e no dia você verá que ele não apareceu, mas mesmo assim é uma forma simples e barata de ter um serviço de RSVP).





- Uma outra dica é para vocês lembrarem de pedir para que os convidados coloquem as fotos que tirarem no casamento (com suas câmeras e celulares) no grupo de vocês, assim, no outro dia mesmo vocês conseguirão ver essas fotos dos bastidores digamos assim, e todas juntas, sem ter que sair buscando de perfil em perfil.

O grupo também pode ajudar nos dias posteriores ao casamento em outra situação além da publicação das fotos, caso alguém esqueça algo na festa, você (ou quem achar) pode tirar uma foto do objeto e publicar no grupo, avisando que encontrou e está guardado com ela.
Aconteceu no nosso casamento, um sapatinho de um bebê foi esquecido na festa, e no outro dia já informamos que estávamos com ele, problema resolvido!


Bom meninas, essas são algumas dicas de como criar e o que usar em um Grupo no Facebook, espero que tenham gostado e experimentem essa opção gratuita e legal para interagir com os convidados antes e depois da festa.


Beijinhos e até mais!



16 comentários:

  1. Ana eu pretendo criar um grupo pensando mais no RSPV, espero que dê certo, as dicas foram uma mão na roda.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Gabi, como disse no post, acabei fazendo a página ao invés do grupo, e fiquei sem o RSVP, mas acredito que dê certo.
      Depois nos conte se funcionou! rs

      Beijos
      Ana Cruz

      Excluir
  2. Eu criei dois grupos um sobre o casamento e outro pro chá de lingerie. Foram ótimos e ajudaram muito. Mas agora que o casamento passou eu queria excluir o grupo mas não consigo. Você sabe como se faz isso??? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudaram, também acho uma ideia legal.

      Então flor, pelo que vi, se você apenas sair do grupo ele vai continuar existindo pois terão mais pessoas nele, se você quiser excluir ele, você deve excluir todos os membros primeiro restando apenas você, depois você vai em sair do grupo e por restar apenas você ele vai perguntar se você deseja excluir o grupo, então você clica em excluir grupo.

      Testei e funcionou, não conheço uma outra forma mais fácil ainda, mas se tiver um tempinho tente assim.

      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada Ana vou tentar desse jeito mesmo.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu e o noivo criamos o grupo para divulgarmos o save the date, daí já divulgamos também o nosso site o chá de cozinha, eu criei o evento mas percebi que foi pouco visualizado :(
    Mas vou criar outro evento como RSVP além do que já tem no meu site kkk
    Muito prático
    Essa semana postei a foto do salão na qual realizará o casamento e teve bastante visualizações positivas :)
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cris, não tive a experiência do grupo, mas a página era bastante visualizada. O bom de ter o site é que geralmente já vem com o RSVP né?

      Beijos
      Ana Cruz

      Excluir
  4. muito bom amiga eu amei a ideia.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Menina, ótima ideia..nem tinha pensado! rsrsr


    Vou fazer...êeee \o/

    beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Katreen, depois nos conte se deu certo. =)

      Beijos
      Ana Cruz

      Excluir
  6. Adoreeei a ideia..
    Parabens pelo post!
    Beijoo

    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito!!!! Farei isso com certeza! Uma amiga que casa daqui a 9 dias criou um evento como RSPV e eu achei o máximo! Gostei mais ainda da ideia de criar o grupo para interagir com os convidados. Acho mais prático do que criar um site... Sem contar que apenas aquele número restrito de pessoas terá acesso aos seus preparativos... :-)

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz isso com o chá de panela, mas ainda percebo uma certa resistencia das pessoas em confirmar ou ver os itens que postei la pra cada uma assinar, talvez eu faça no casamento tbm mais como RSVP.

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Obrigada pelo retorno desta experiência!
    Mas, quanto ao RSVP, deixarei no site do casamento mesmo, pois acho que assim a pessoa terá um trabalhinho a mais para confirmar, fazendo com que somente aqueles que realmente irão confirmarão a presença no site. Assim acho eu né, depois dou um retorno disso. :P
    bjao!

    ResponderExcluir

Adoramos quando você participa. Obrigado pelo carinho!